Como cuidar da tatuagem recém feita?

Alguns cuidados para quem deseja ou acabou de fazer uma tatuagem

em | Beleza

Tatuagens são basicamente um acessório de beleza e estilo. É algo muito antigo, que vem desde as tribos antigas, como algo cultural. E nos tempos modernos começou principalmente com os marinheiros. Onde eles se tatuavam com várias referências marítimas, tanto que até hoje são muito comuns as tatuagens de âncora, navio, sereias, krakens e referências marítimas.

Infelizmente por muito tempo, e até os dias de hoje, a tatuagem é vista como algo de pessoas de má índole. Apesar de isso já ter mudado muito com os anos ainda existem muitos preconceitos em volta dessa arte.


Porém, se você deseja fazer ou acabou de fazer sua primeira tatuagem, você precisa tomar alguns cuidados para que a mesma permaneça da melhor forma. Queira ou não, a tatuagem é um “machucado” na pele, e alguns cuidados devem ser mantidos após fazê-la.


1 – Evitar comidas gordurosas/remosas. Evitar comidas remosas é parte essencial para que não se desenvolva uma infecção posterior na sua tatuagem. É indicado que se evite esse tipo de alimento por pelo menos 7 dias após a tatuagem feita.



2 – Evite pegar muito sol forte diretamente na tatuagem. Também por pelo menos 7 dias evite pegar sol muito forte em cima da tatuagem, pois isso pode atrapalhar a fixação da tinta na pele e o resultado não ser tão bom quanto o desejado.



3 – Higienize da forma certa. Faça higiene da forma certa, utilize sabonete antibacteriano logo após feita e depois cubra com uma camada fina da pomada (A base de dexpantenol) algumas vezes ao dia para ajudar a cicatrização e também ajudar a evitar infecções. Também procure não deixar a tatuagem exposta a possíveis causadores de infecções. Exemplo durante os primeiros dias, caso for sair de casa, cubra com o papel filme, para que não pegue poeira ou qualquer outra coisa em contato com ambiente que possa estar contaminado.



4 – Escolha um bom tatuador/estúdio. Garanta higiene do local, veja se tudo está nos conformes, pesquise sobre a pessoa/estúdio antes de fazer a tatuagem. Pode parecer supérfluo, mas por qualquer descuido a tatuagem pode infeccionar e trazer muitos problemas sérios para a vida do tatuado.



No entanto, se vocês seguirem todos esses passos temos a certeza de que terá sua tattoo como sempre desejou. E para manter o brilho e aquele aspecto de “semi feita” da tatuagem pode-se continuar utilizando pomadas a base de dexpantenol, que deixará sua tattoo com muito mais brilho e cores vivas.