SuperViva!

Depilação

Conheça os métodos de depilação

A presença de pelos pode ter muitas causas, incluindo a genética, certos medicamentos, como esteroides, níveis mais elevados de certos hormônios e síndrome do ovário policístico, por exemplo.



         

Você sabia que nem todos os métodos de depilação funcionam para todas as partes do corpo? Veja abaixo, segundo especialistas, quais são os melhores métodos de depilação considerando determinadas partes do corpo feminino.

A presença de pelos pode ter muitas causas, incluindo a genética, certos medicamentos, como esteroides, níveis mais elevados de certos hormônios e síndrome do ovário policístico, por exemplo.

Dito isso, veremos agora quais os métodos de depilação existentes no mercado para que você saiba qual deles mais se adapta às suas necessidades.


Barbeador


O barbeador é melhor para perna, braço e pelo do rosto. Pode, porém, causar pelos encravados, especialmente na região pubiana.


Pinça


A pinça é ideal para tirar poucos pelos da região do rosto ou o sobressalente de alguma outra depilação – como o laser, por exemplo. Em área maiores, além de causar dor, arrancar os pelos com pinça pode trazer cicatrizes no local.


Cremes Depilatórios


Os cremes de depilação, também conhecidos como cremes depilatórios, estão disponíveis sem receita médica.

Os cremes depilatórios não são todos iguais, então lembre-se de ler o rótulo. Por exemplo, você não deve usar um creme de depilação feito para a região íntima, mas para remover pelos do rosto, já que a composição e a quantidade de substâncias químicas é diferente, a fim de atingir pelos com espessura distinta.

Os produtos químicos existentes nesses produtos dissolvem o eixo do fio do pelo. Usando um creme indevidamente - por exemplo, deixando-o agir por mais tempo do que o necessário – ele pode queimar sua pele.

Se você tem um histórico de reações alérgicas, primeiro deve testar um pouco do creme depilatório em uma pequena área no seu braço para se certificar de que não tenha uma reação adversa. Certifique-se de seguir as instruções constantes na embalagem do creme, o que é primordial.

 

Cera quente


A cera quente é considerada por muitas mulheres um método bem efetivo no que toca à eliminação de pelos. No entanto, pode doer um pouquinho.

Além do incômodo momentâneo, a cera quente pode fazer um pouco de bagunça e deixar alguns pelinhos para trás.

Infecções também podem acontecer. Finalmente, caso a cera esteja muito quente ao ser inserida na pele, as queimaduras dolorosas serão inevitáveis.

Você não deve usar este método se você também usar certos tipos de cremes para acne com prescrição (como Retin-A) ou tomar isotretinoína. Se você fizer isso, a cera certamente “puxará” a sua pele. Muitas mulheres usam este método de depilação na “área do biquíni” ou para remover pelos pubianos.

 

Depilação fio a fio


A depilação fio a fio é um método depilatório que veio da Índia. Em regra, os profissionais usam um fio, torcendo-o e arrancando os pelos, um por um.

 

Depilação à laser


Inegavelmente o laser é um método de depilação que dura muito. No entanto, a depender da aparelhagem e da espessura e cor dos seus pelos, bem como da área em que deseja a remoção, precisará de mais sessões com 4 a 6 semanas de intervalo. Geralmente só é eficaz quando os pelos são mais escuros.

O raio laser tem a capacidade de destruir os folículos capilares. O tratamento pode ser caro e, às vezes, doloroso, mas pode ser usado em muitas partes do corpo onde se encontram os pelinhos indesejados. Certifique-se de selecionar um médico ou técnico que seja altamente treinado e experiente.

 

Eletrólise


A eletrólise é um método depilatório menos comum, onde o profissional insere uma microagulha no folículo do pelo. Há dois tipos de eletrólise:

  • ·      Galvânica: destrói de forma química o folículo do pelo.
  • ·      Termolítica: usa calor para eliminar o folículo piloso.

Método alternativo para remoção de pelos: medicação

Se nenhum desses métodos de remoção de pelos ajudar e isso for realmente um problema na sua vida, cogite falar com seu médico. Há alguns remédios que inibem o crescimento de cabelos no corpo, como:

  • ·      Espironolactona: pílula que pode mitigar o crescimento do cabelo corporal (não afeta o couro cabeludo).
  • ·      Vaniqa: é um creme com uso tópico, ou seja, que deve ser espalhado no corpo e diminui drasticamente o crescimento de pelos na área em que você o usar. Recomenda-se o uso por duas vezes ao dia. Contudo, uma vez que você venha parar de usar o creme, os pelos crescerão novamente.


Parceiros