SuperViva!

Método caseiro

Passo a passo para ter pés mais macios

Não é só porque comumente os pés estão calçados que devem ser negligenciados quando o assunto é beleza completa!



Passo a passo para ter pés mais macios


Não é só porque comumente os pés estão calçados que devem ser negligenciados quando o assunto é beleza completa!

Em vista de sapatos altos – nem sempre confortáveis -, fechados e cuja ergonomia e design não contribuem muitas vezes para uma boa ventilação, os nossos queridos pés acabam sofrendo as consequências: ficam com as solas secas e podem apresentar problemas como unhas encravadas, joanetes e muitos outros.

Se você está “deixando seus pés de lado”, veja abaixo um passo a passo muito fácil e simples e que garantirá pés macios, sedosos e lindos. É para nunca mais ter receio ou constrangimento na hora de ficar descalça, viu?


Método caseiro para cuidar dos pés: passo a passo


Atualmente, o cuidado com a beleza está tão complexo que há até um profissional para o cuidado dos pés: o Podólogo. No entanto, sessões de podologia podem não ser tão baratas assim.

Se você precisa de uma alternativa caseira para cuidar da saúde dos pés, que tal fazer banhos caseiros? A maior vantagem disso é a personalização. Acrescente ou reduza ingredientes e evite irritações, alergias e manchas.

Ingredientes para deixar os pés macios em casa

Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • ·      Toalha ou papel absorvente
  • ·      Bacia grande
  • ·      Sais de banho
  • ·      Bicabornato de sódio
  • ·      Óleo hidratante
  • ·      Ervas ou compostos de ervas
  • ·      Hidratante

Passo 1

No chão, estique uma toalha comum ou até mesmo papel absorvente (desses de cozinha), a fim de evitar que o piso ou tapete da sua casa sejam danificados pela água.

Passo 2

Pegue uma bacia ou banheira infantil e encha um pouco menos da metade da capacidade total. Lembre-se de que a bacia deve ser grande o suficiente para que ambos os pés caibam sem que a água derrame.

Um estudo feito pela American Geriatrics Society, entidade de saúde norte-americana, não recomenda o uso de água quente caso os seus pés já estejam muito secos ou rachados. Nesse caso, água morna.

Na água, coloque o equivalente a uma xícara de sais de banho de sua preferência. Algumas empresas oferecem produtos específicos, como é o caso do Escalda-pés da marca Granado Pink.

Com a mão ou usando uma colher de plástico misture os sais na água até que dissolvam por completo.


Passo 4

Se você sofre com pele seca e odores desagradáveis nos pés, oriundos de transpiração intensa, adicione à mistura uma colher de sopa de bicabornato de sódio a cada um litro de água.

O bicabornato tem a função de acidificar o PH da pele do pé, fazendo com que ele deixe de ser hospedeiro de fungos e bactérias, que são os grandes “vilões” do mau cheiro.


Passo 5

Caso sinta dores nos pés, aproveite para relaxá-los ainda mais acrescentando ervas secas ou óleos hidratantes, além de deixar um aroma bem agradável. Menta, aloe vera, camomila e erva-doce vão contribuir para que seus pés fiquem ainda mais sedosos. Hortelã ou suco de limão também acalmarão os pés mais cansados.

Passo 6

Deixe os pés embebidos na mistura até que a água esfrie. Se você notar que eles ficaram secos, com pruridos, erupções cutâneas ou outros sintomas, enxague-os com água fria imediatamente e procure seu médico dermatologista de confiança.

Passo 7

Chegou a hora de potencializar a hidratação. Aplique loção hidratante nas áreas mais secas enquanto seus pés ainda estão úmidos. Caso a situação esteja realmente complicada quanto à secura, aposte no Bepantol, que é mais eficaz para manter a umidade nas camadas inferiores da pele.

Passo 8

Seque seus pés cuidadosamente, o que é ainda mais importante caso você tenha frieiras, joanetes, fungos ou pé de atleta, já que estes pioram em ambientes úmidos. Evite ficar esfregando a pele dos pés, o que pode piorar a secura. Ao invés disso, pressione levemente uma toalha bem macia nos pés até que eles sequem.

 

Dica importante

·      Para jogar o mau cheiro para longe, deixe seus pés embebidos em solução de duas partes de água para uma de vinagre para eliminar os fungos e bactérias.

Siga essas dicas e tenha pés lindos, saudáveis e cheirosos!

 



Parceiros