COMO USAR O HASHI

os famosos palitinhos

em | Cultura


Como usar o Hashi 


Conhecido no Brasil como Palitinhos ou Pauzinhos (jotgarak em coreano), o Hashi são duas varetas de bambu, podendo ser de outras madeiras, de metal, marfim e raramente de plástico, sempre utilizado como talheres no Oriente Médio, sendo originais da China antiga e utilizados por todo Leste Asiático, incluindo Japão, Coréia e Vietnã. Acreditasse que foram criados para mexer em comida quente sem se queimar, utilizado até hoje tradicionalmente, existem algumas regras de uso, como antes era obrigatório comer com a mão direita, mas hoje já é perdoado usar a esquerda para se alimentar usando o Hashi. Se utiliza desde 2.500 anos antes de Cristo, por isso existe uma cultura desde então seguida por eles, não é obrigatório seguir a cultura, é visto mais como uma forma de etiqueta ou respeito, também a comida oriental foi feita pensada em ser consumida através do Hashi, utilizando outros talheres pode desmanchar a obra de arte que é esta culinária.

 

Além de culturais e simples, são mais higiênicos e ecológicos se utilizar os de madeira, sendo normalmente descartáveis. Para segurar os palitinhos é simples, porém precisa de prática que você pode adquirir em alguns minutos, assim não necessitará de elásticos para comer sushi.


1- Dedos mindinho e anelar ficam recolhidos, enquanto indicador, polegar e médio ficam esticados.

2- O primeiro palito vai ser a base, ele fica parado em cima dos dedos recolhidos e apoiado ao lado do indicador.

3- Segure o segundo palito com o início indicador e meio do polegar, se necessário auxílio do médio. 

4- Tocando as duas pontas do palito, sem mover o primeiro palito (ou palito base), perceba o movimento de pinça, pegando uma grande quantidade de comida com essas pontas, mas não exagere no começo, tente pequenos objetos para melhorar sua cordenação motora.


Nas regras do Hashi, em questão de respeito, nunca espete a comida com o Hashi e nem deixar os palitos dentro do prato parados (pois cravam palitos em um pote de arroz durante os enterros), muito menos cruze os palitos, também deve segurar quase no final do Hashi, não no meio nem no final. Não aponte o hashi para algo ou alguém, nem comida. Não passe comida de Hashi para outro Hashi, nem se for de pessoa para pessoa. Quando Terminar de comer, deixe os palitos na sua frente com a ponta virada para a esquerda e durante a refeição não fique balançando os palitinhos no ar, também é preferível que use a mão direita o Hashi, pois eles consideram a mão certa para isso. Todas essas regra são simbólicas, visto de forma religiosa ou cultural cada movimento que não for adequado. A utilização de garfo ou faca é somente em comida ocidental, enquanto a colher somente em sopas.


A forma como come a comida oriental também é notável, no sushi deve comer primeiro a carne branca, depois a vermelha e por último o tarô, caso venha junto ao sushi o sashimi, coma primeiro o sashimi. Entre um sushi e outro, é aconselhado comer o gari (gengibre fatiado), para degustar melhor cada um.

Para pegar o sushi, pressione o arroz conta o peixe utilizando corretamente o Hashi, assim o peixe não desmanchar, mergulhando somente a carne no shoyo (molho).