Conheça um pouco da história dessa festividade

A História do Carnaval

Um pouco sobre a festa que move o Brasil

em | Entretenimento

    A palavra Carnaval, vem muito provavelmente do latim “Carne vale” (Despedida da carne). Deu-se esse nome por ser anterior a quarta feira de cinzas, onde a partir daí guarda-se 40 dias de jejum, abstinência de carne vermelha, e período de orações e reflexões.

    Porém, o Carnaval não teve início com o cristianismo, estipula-se que as festividades tenham tido início da Grécia ou Egito Antigo, mas o carnaval Romano é o que teve maior influência nas festividades atuais. As festas Romanas eram feitas no equinócio da primavera, ou seja, celebrava a despedida do Inverno, para celebrar as novas colheitas. As festas de Saturnália e Lupercália, ocorriam nesse espírito, pois os alimentos guardados começariam a estragar, e eles precisavam consumir aquilo para que não estragasse. E o que é melhor do que festejar não é mesmo?



    Outro simbolismo atual que tem origem de festivais romanos são os carros alegóricos, que provavelmente tiveram como inspiração os desfiles romanos com barcos, que aconteciam em Março como homenagem a deusa Ísis que protegia os marinheiros e foi adotada pelos Romanos.

Inicialmente a igreja católica reprimiu esses festivais pagãos, mas como isso não deu muito certo, em 590 o Papa Gregório, incorporou o carnaval ao calendário cristão, separando com a quarta feira de cinzas a festa pagã, e a quaresma.

    Foi na península itálica na idade média que o carnaval começa a se transformar no que conhecemos hoje. Foi em Veneza no século XII, que o tradicional carnaval de Veneza tem sua primeira documentação efetiva, e de lá iria para Portugal, Espanha e França. Logo em seguida vindo para a América.

    O uso de máscaras, começou para que os papéis sociais e comportamentos esperados de cada um fossem desconsiderados. Assim não existiria diferenciação entre um entregador de jornal e um príncipe durante as comemorações, e eles poderiam ser todos iguais.  




    O carnaval foi trazido para o Brasil muito provavelmente no século XVI, com o nome de Entrudo, que significa “dar entrada” ou “anunciar a aproximação da quaresma”. No Nordeste do país, a festividade se misturou com a tradição da Folia da Reis. No início do século XVIII, no Rio de Janeiro teve seus primeiros “Cordões”, com pessoas cantando e desfilando na rua. No ´século XIX temos os primeiros bailes de salão, inspirados pelos carnavais franceses. E da virada do século XIX para o século XX o carnaval começa a ser como conhecemos hoje. Em 1928 surge a primeira escola de samba a “Deixa Falar”.



        Hoje em dia o Carnaval é comemorado em diversas partes do mundo, de maneiras diferentes em cada lugar.