A cultura da vitimização na sociedade atual

em | Filosofia do Dia



Esse cultura vem crescendo diariamente em nossa sociedade e ganhando grandes proporções.

Hoje quando você entra em qualquer rede social pode encontrar várias pessoas queixando-se da vida ou colocando a culpa de suas vidas não estarem alinhadas conforme as mesmas gostariam em forças maiores que elas, sejam elas “forças espirituais” ou até mesmo por vezes questões governamentais.


É incrível ver que cada dia que passa pessoas e mais pessoas vem aderindo a essa cultura, cada vez mais e mais pessoas reclamam da vida e de tudo que está errado no mundo.

Mas você já parou para analisar que o erro pode estar em você ou pior ainda o erro pode ser você?


Por vezes se torna muito fácil encontrarmos uma pessoa para culparmos do que nós mesmo, é muito mais fácil se colocar no lugar de vítima do que tomar para si a responsabilidades dos seus atos.


Anos atrás essa cultura não tinha tanto peso e adeptos como tem hoje, muitas pessoas hoje têm acesso livre à internet e talvez isso tenha ajudado para que essa cultura se espalha e ganhasse tanto espaço em nossas vidas e na sociedade em geral.


Mas não entenda que a internet é ruim, de forma alguma, mas o mal uso dela sim.

Muitas das pessoas definitivamente não sabem utilizar a internet de forma coerente e responsável, com essa era de influencers digitais e blogueirinhas bostejando em todas as plataformas de mídia social para ganhar likes, seguidores, patrocínios entre outros.

Acabam influenciando as pessoas a muitas vezes se vitimizar.


Você por exemplo abre o instagram e são vários os “influencers” reclamando de suas vidas, criando atritos com outras pessoas, fazendo inúmeras coisas para chamar atenção e ganhar likes e mais likes em suas publicações.

São pessoas que nunca estão erradas, nunca reconhecem seus erros e sempre culpam segundas e terceiras pessoas.


E como existem muitas pessoas que são facilmente manipuladas acabam achando que é normal se vitimizar ao invés de assumir a sua parcela de culpa


Entenda você não é vítima do sistema, não é vítima do governo, não é vítima de terceiras pessoas.

Você é vítima única e exclusivamente das suas ações e suas escolhas então pare, reflita e repense ao invés de tentar se colocar em posição de vítima. 

Pare de reclamar em redes sociais e faça a sua vida mudar é simples basta agir.


Lembre-se: você é responsável pelos seus atos e pelas consequências que os mesmos podem vir a causar. 

Tome para você a parcela de culpa e verá que sua vida mudará.