Expressões Racistas

em | Filosofia do Dia


Estava eu conversando com minha irmã e entramos em um assunto muito interessante, ela me relatou que a pouco tempo acabou se dando conta que existem muitas piadas racistas que nós negros levamos na brincadeira por acharmos que é somente piada e acabamos esquecendo o quão pejorativo isto é.


Após a nossa conversa fui pesquisar mais sobre o assunto, fiquei chocada quantos sites existem com piadas racistas, pejorativas e de muito mal gosto. 

É incrível  como isso ainda exista, o pior de tudo que ainda tem muita gente que diz que o racismo já foi extinto e que somos todos iguais.


A mas é só uma piadinha, racismo é mimi bom então vamos aos fatos 

Brasil é o país que mais morrem negros, sim segundo o IBGE 2,7 da população negra tem mais chances de ser assassinada do que pessoas brancas. 

Até junho de 2019 a taxa de homicídios de pessoas negras passava dos 75%, são números bem expressivos não é mesmo. 


Os números de estupro tem aumentado consideravelmente em nosso país, todo nós sabemos.

Mas o que poucos sabem é que 80% dos casos registrados são de crianças, adolescentes e mulheres NEGRAS. Isso mostra que a cultura do estupro existe de fato e que é ainda maior entre negros, o que me faz lembrar da época da escravidão, onde mulheres negras e escravas eram forçadas a ter relações sexuais com seus “senhores”, onde eram estupradas e torturadas sem dó nem piedade.


Você com certeza deve conhecer ou até mesmo pode ter usado a expressão “Eu não sou as tuas negras”, essa expressão que usamos sem maldade em nosso dia a dia nasceu na época da escravidão, a fim de separar o tratamento que mulheres negras deveriam receber. 

Onde mulheres brancas deveria ser tratada com respeito e mulheres negras poderiam ser usadas.


Quando alguém nos elogia da seguinte forma: nossa sua pele é linda, da cor do pecado. 

Acredite isso está longe de ser elogio, pois antigamente ser negro era visto pela igreja católica como pecado  


Você é uma mulata tão linda, eu já ouvi muito esse elogio quando era mais nova até gostava pois no país do samba ser considerada ou até mesmo comparada a uma bela mulata é algo maravilhoso.

Mas o que poucos sabem é que mulata significa a cruza de um burro (animal) com uma mula (animal), essa expressão era utilizada para se referir aos filhos que os patrões tinham com mulheres negras na época da escravidão.


Existem milhares de expressões que são racista que diariamente nós negros ouvimos e acreditamos ser brincadeira ou racismo disfarçado de elogio. 


Racismo ainda existe, é presente e recorrente, seja ele de forma direta ou indireta.

Racismo não é mimi, ter cotas em instituições educacionais não é palhaçada, é conquista.

A luta contra o racismo não acabará, pois enquanto jovens negros estiverem morrendo por serem confundidos com ladrões, enquanto mulheres negras estiverem sendo abusadas nas periferias, enquanto existirem piadas pejorativas contra a nossa cor, cabelo, história nós negros e negras RESISTIREMOS.


Já dizia Djonga, FOGO NOS RACISTA!






Foca no Fato - Notícias [parceiro]

VEJA MAIS
www.focanofato.com.br

RIEVE MODA PLUS SIZE

VEJA MAIS
www.rieve.com.br

Albreis - Design & Programação Acompanhantes Lux Brasil Imóveis Vídeos Guia Super Viva Foca no Fato Rieve - Moda Plus Size | Zema Sul