Porque devo parar de comer carne?

em | Saúde




Hoje vim trazer um assunto um tanto quanto polêmico e que nos últimos meses tem estado na mídia, que a questão de se tornar vegetariano, ovolactovegetariano e até mesmo vegano.

O intuito deste texto não é de forma alguma pra te fazer parar de comer carne do dia pra noite e nem pra te forçar a nada é somente uma forma de fazer você repensar sobre o assunto e lembre-se a decisão é sua ok?


Bom para muitos esse assunto de veganismo não passa de moda de gente que não tem o que fazer, ou que para se tornar vegano, ovolactovegetariano ou vegetariano precisa ter muito dinheiro.

Existem muitos mitos e tabus envolvidos nesse tema e hoje quero desmistificar alguns e mostrar que realmente é possível sim viver sem carne e ter uma vida e uma alimentação tão saudável quanto consumindo carne.


Bom primeiro para entendermos como funciona essa reeducação alimentar e essa questão de reduzir o consumo da carne quero só deixar claro o que significa ser vegano, ovolactovegetarianismo e vegetariano:


Ovolactovegetarianismo: é uma dieta que além de vegetais é possível consumir ovo, leite e derivados de leite.

Peixe, carne e derivados de carne não são permitidos nessa dieta. Que ao meu ver não poderia ser chamada de dieta e sim de estilo de vida porque você opta por não comer carne e consumir apenas alguns derivados de origem animal.

A mas tu ainda  continua consumindo alimentos de origem animal? Sim, porque é extremamente difícil deixar de comer carne do dia pra noite e ainda mais difícil se tornar vegano do dia pra noite por isso essa mudança tem que ser gradativa e garanto que você se tornando um ovolactovegetarianismo já está fazendo uma grande diferença.


Veganismo e Vegetarianismo:é uma dieta mais restritiva, os adeptos desta dieta não consomem carnes, peixes e nenhum alimento de origem animal. 

Ou seja diferente do ovolactovegetarianismo, nesta dieta você não ingere ovos, leite e nem seus derivados.

Sua alimentação fica voltada mais a grãos, legumes, vegetais, frutas entre outros.


Tá mas porque devo reduzir o consumo de carne? Bom o primeiro dos muitos motivos é a questão da saúde do seu corpo mesmo. 

Você sabia que o consumo de carne pode: aumentar os riscos de câncer, aumenta o colesterol, tornar seu organismo mais resistentes a antibióticos, aumenta as chances de obter doenças cardíacas esses são apenas alguns dos males que a carne causa para seu corpo num todo.




Segundo motivo e não menos importante é uma questão ecológica, para produzir a carne que você consome no seu almoço, na janta, naquele hambúrguer delicioso ou até mesmo na pizza.

Muitas áreas preservadas e ecológicas foram desmatadas, muitos indígenas perderam suas terras e seus lares por causa de fazendeiros e industriais que tomaram conta para aumentar a produção de carne.

Pior ainda é a tortura que animais sofrem para produzir leite, ovos e carne pra você, existem milhares de documentários que retratam a tortura que os animais sofrem e de fato é alto aterrorizante.


Existem estudos que comprovam que reduzir o consumo de carne vermelha ajudaria a diminuir os gases-estufa e diz ainda que é mais efetivo do que deixar de andar de carro.

A diminuição do consumo faria uma grande diferença nas nossas vidas, nos tornamos pessoas mais saudáveis e também em contrapartida ajudaríamos o planeta de uma forma geral.

Ah e sobre custo beneficio, existem pessoas que dizem que pra se tornar vegano, vegetariano ou ovolactovegetariano precisa ter dinheiro. Bom ai que você se engana, pois é muito mas muito mesmo mais barato não consumir carnes e passar a consumir vegetais, legumes e frutas.

Com 50,00 reais tu compra muita verdura na feira, mas aposto que com os mesmo 50,00 reais tu não consegue comprar bastante carne.

Então não precisa ser rico para reduzir o consumo de carne, basta querer e fazer acontecer.


Então repense seus conceitos e avalie se ainda é um bom negócio estar consumindo carne.